Muitas pessoas escutaram histórias de Startups que obtiveram um sucesso exponencial devido a sua ideia inovadora. Todavia, essa informação não é totalmente verdadeira: esse sucesso estrondoso se deve não apenas pela ideia inovadora, mas como venderam seu produto ou serviço.
Vender mais está no topo da lista de metas para a maioria das empresas. Destacar-se dos concorrentes e cativar seu público-alvo exige que suas equipes pensem estrategicamente e sejam criativas. Grande parte das empresas do Vale do Silício utilizaram uma metodologia chamada Growth Hacking para alavancar o faturamento e lucro de seus empreendimentos.
O growth hacking traz a experimentação para o mix e ajuda sua empresa a descobrir maneiras de adquirir novos clientes e vender mais testando novos métodos de alcançar seu público e agregar valor.
Mas, o que exatamente é Growth Hacking?
É um subcampo da área de marketing, ainda pouco difundido no Brasil, com foco em um processo baseado em experimentos e orientado a dados. Segundo Sean Ellis, que cunhou o termo, o conceito de Growth Hacking é muito mais do que uma estratégia de negócios, ou mesmo um processo contínuo. É uma filosofia, uma forma de pensar que pode ser adotada por qualquer empresa, grande ou pequena.
Ela envolve um processo rigoroso de testes de alto ritmo para melhorar uma Métrica e os principais resultados de negócios. Muitas vezes, as empresas têm alavancado a receita através de conceitos de métricas, como SMART e North Star Metric, ou conquistando novos clientes.
Grande parte dessa solução está baseada no conceito da equipe de crescimento idealizar e testar novas soluções para atingir esse objetivo, ampliando o que deu certo e aprendendo com o que falhou.
E como funciona Growth Hacking?
Para que a implementação do Growth Hacking dentro de uma organização seja mais assertiva, precisamos entender que na prática a essência do crescimento se baseia em um processo de ciclo contínuo de 4 etapas – um conceito semelhante ao criado por Eric Ries no livro a Startup Enxuta.
Fonte: Hacking Growth Book (Sean Ellis e Morgan Brown)
Etapa 1 — Análise de dados e coleta de informações
Esta etapa consiste basicamente em analisar todos os dados relevantes que você tem à sua disposição que podem medir e produzir insights sobre todos os pontos que seus consumidores possam ter com sua empresa. Essa estratégia está focada na tomada de decisão inteligente, coletando dados, organizando, explorando e monitorando.
Passo 2 – Ideação
É aí que levantamos algumas questões como: o que esse cliente costuma comprar? Quais páginas eles visitam com mais frequência? O que podemos oferecer para superar as expectativas? Quais estratégias usaremos para engajar esse cliente? Quais são seus hábitos? Criar um pool de ideias prontas para serem testadas e alinhadas com os objetivos atuais da sua empresa é um passo essencial para um processo de captação e crescimento saudável.
Etapa 3 — Priorizando experimentos
Depois de termos um conjunto de ideias alinhadas com nossos objetivos e respaldadas por dados sólidos, decidimos quais estratégias serão testadas em seguida. Nesta etapa é necessário priorizar a demanda, estabelecendo escopo, tempo e custos.
Passo 4 – Coloque os experimentos em prática
Esta etapa é o momento em que avaliamos a metodologia do teste, definimos uma hipótese que pode ser validada ou refutada, e os recursos necessários para a execução do seu teste. Campanhas com Google ADS e Instagram são grandes tracionadores para seu negócio quando é bem executada, gerando tráfego e convertendo clientes.
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Leia maisComo melhoramos os resultados de vendas com Growth Hacking?
Alcançar este tipo de resultados utilizando estas técnicas, só é possível com a melhoria do processo de vendas. Portanto, é necessário ter algumas coisas em mente:
1. Defina seu objetivo principal
Em primeiro lugar, se você deseja aumentar seus resultados de vendas, esse deve ser seu objetivo número um, o mais importante, mas não o único. Certifique-se de que todos da sua equipe saibam o que representa crescimento para sua empresa e quais métricas devem ser monitoradas para medir o sucesso. Tenha Foco!
2. Obtenha ideias da equipe de vendas
Muitas vezes, seus vendedores terão uma compreensão mais profunda dos pontos críticos e problemáticos, das objeções e da linguagem usada pelo seu público-alvo. Obter insights da equipe de vendas deve fazer parte do processo e estar atrelado ao input de todo o processo.
Com esses insights, a equipe de Growth poderá formular uma hipótese e estratégia que o ajudará a ajustar sua aquisição de clientes, gerando maiores conversões, retenções e aproximando a empresa do perfil de cliente ideal. Lembrando que os feelings não devem guiar decisões de forma isolada e devem estar aliados com os dados e que agora pode ser testado, validado e dimensionado.
Essa soma de ganhos ajudará sua empresa a construir um pipeline de leads de vendas com alta taxa de conversão, assim otimizando os esforços, foco e assertividade da equipe de vendas.
3. Incentive o trabalho em equipe
Um fator para uma empresa bem-sucedida na experimentação é a comunicação aberta entre as funções. Por isso é tão importante unificar as equipes de marketing, vendas, desenvolvimento e sucesso do cliente para organizar os esforços em prol do mesmo objetivo. A equipe multidisciplinar possui uma taxa de sucesso extremamente alta, além de trazer agilidade na resolução de problemas e exponenciação de ideias. Podemos observar esse tipo de equipe nas maiores empresas de tecnologias do mundo, como Netflix, Spotfy, Amazon e entre outras.
4. Comemore vitórias e aprendizados
Compartilhar os resultados de seus testes em toda a empresa é um passo importante para construir uma cultura de experimentação. Membros de quaisquer áreas não devem ser desencorajados a apresentar uma ideia por medo de que ela falhe. São as falhas que guiarão a empresa em testes e conhecimento do cliente. As vitórias devem ser celebradas e os experimentos fracassados devem ser vistos como uma oportunidade de aprendizado. Faço isso com muita frequência! Exalte os membros de sua equipe com frequência e inclua em sua agenda semanal ou de acordo com sua Sprint.
Então, vá em frente em suas estratégias, e espero que tenha entendido agora como o Growth Hacking pode impulsionar suas vendas.