Gestão de Tráfego – Desvendando os segredos e as principais estratégias

Gestão de tráfego - Tráfego Exato - Luiz Chrispim

Atualmente, qualquer empresa que está mirando em sua expansão no mundo online precisa saber as funcionalidades da gestão de tráfego, visto que essa estratégia tem se tornado cada vez mais importante para os negócios converterem seus visitantes em leads qualificados e se destacarem diante da concorrência, ampliando e reforçando a sua relevância.

Considerando a importância da visibilidade para uma marca na internet, conhecer melhor a gestão de tráfego e entender como ela funciona pode ajudar no crescimento de diferentes tipos e tamanhos de empresas, e ser um fator determinante para o seu sucesso.

O que é tráfego?

O tráfego no mercado digital está relacionado ao fluxo de visitantes em páginas online, como site, blog, landing pages, e-commerce, redes sociais, etc., sendo uma estratégia fundamental para mensurar a efetividade de uma campanha de vendas.

Quanto mais usuários acessam os canais digitais de uma empresa, mais chances ela tem de ser encontrada facilmente na internet.

O que é gestão de tráfego?

A gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital que consiste em um conjunto de atividades que visa atrair mais visitantes para um endereço virtual. Ou seja, é a capacidade de planejar, gerar, administrar e controlar mais tráfego para as páginas da empresa na internet, por meio da veiculação de anúncios pagos nas ferramentas digitais.

Esses usuários podem ser atraídos organicamente ou por estratégias de tráfego pago, trazendo como resultados: melhor visibilidade e posicionamento da marca entre os concorrentes, ampliação de vendas e aumento no faturamento.

Quais são os tipos de tráfego?

A gestão de tráfego é uma estratégia bastante ampla e que pode ser utilizada nos mais diversos contextos. Os tipos mais conhecidos são o pago e o orgânico, mas ainda existem outros:

– Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é todo aquele gerado de forma espontânea, ou seja, de maneira natural e gratuita, e tem origem nos mecanismos de buscas, principalmente no Google. São aqueles resultados que aparecem nas primeiras posições sem a tag “anúncios”.

O tráfego orgânico funciona da seguinte forma: a empresa cria e distribui conteúdos qualificados, que, a longo prazo, vão adquirindo mais valor e beneficiando a autoridade da marca no mercado.

Para ajudar nesse processo, é fundamental investir em estratégias de SEO, (Search Engine Optimization), que utilizam técnicas de otimização de conteúdo e associações assertivas para atrair o tráfego orgânico e ter mais chances de conversão.

– Tráfego pago

O tráfego pago é a prática de criar campanhas de anúncios pagos em redes sociais, sites, blogs, lojas virtuais, entre outras plataformas. E, como o próprio nome diz, sempre com algum custo para quem contrata.

A gestão de tráfego pago é uma das formas mais rápidas e efetivas para atrair público e aumentar as visitas em canais digitais, e pode ser um complemento ao tráfico orgânico, com um resultado a longo prazo.

No entanto, é importante fazer um bom planejamento para evitar criar campanhas que não se conectem com o produto ou audiência da marca e também definir um teto de gastos para que isso não atrapalhe a saúde financeira do negócio.

O Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads e Youtube Ads são alguns dos principais canais de tráfego pago, sendo possível definir como a propaganda será veiculada e, principalmente, qual objetivo será alcançado, assim como qual público deseja-se atingir.

– Tráfego social

O tráfego social tem como foco as redes sociais. Além das estratégias pagas e orgânicas, o compartilhamento de materiais nas redes sociais também pode ser útil. Ele vem a partir de links em publicações, perfis, stories do Facebook, Instagram, LinkedIn, dentre outros.

Nesse sentido, além de manter a marca ativa nas redes sociais, é preciso trabalhar em conteúdos compartilháveis. Isto é: artigos que gerem curiosidade e interesse no leitor.

– Tráfego de e-mail marketing

É o tráfego que vem do clique de um e-mail que uma empresa enviou. Em geral, é um dos mais difíceis de conseguir levar os usuários até as páginas da marca, pois exige que eles tenham certo grau de conhecimento sobre o negócio. Porém, nos casos em que os leads forneceram os seus dados para receber esse tipo de conteúdo, as chances de aumentar as taxas de cliques e de conversão são bem maiores, já que eles estão depositando um voto de confiança na empresa.

Geralmente, esse tipo de tráfego vem após o usuário se inscrever em uma newsletter ou fazer o cadastro em um site, autorizando o envio de e-mails. Ou seja, neste caso, lida-se com um público que já conhece a marca e o seu produto/serviço. Desse modo, o foco está em converter esses contatos em clientes.

Normalmente, enviar conteúdos sobre produtos que a pessoa já demonstrou interesse, novidades e novos itens tende a funcionar muito bem.

– Tráfego direto

O tráfego direto é aquele em que o usuário já conhece o site de alguma forma e digita o nome da página no buscador. Isso ocorre quando ele já sabe o que quer e não precisa de nenhuma intermediação para chegar até o endereço digital.

Para criar esse tipo de dinâmica com a audiência, é necessário trabalhar muito bem o valor de marca, considerando não apenas a visibilidade online, como também a qualidade do produto/serviço e a confiança do consumidor.

– Tráfego de referência

O tráfego de referência consiste em uma série de iniciativas que buscam atrair visitantes por meio de canais externos. Isto é: sites de notícias, fóruns e blogs relacionados ao nicho de mercado da empresa.

O mais comum é usar links para gerar tráfego de referência. No entanto, conseguir menções em sites com grande autoridade online também é muito útil para a estratégia.

Quais são os benefícios da gestão de tráfego?

Uma boa gestão de tráfego oferece inúmeros benefícios para as empresas. Abaixo estão os principais:

– Gera tráfego qualificado

Com uma boa gestão de tráfego, é possível ter leads mais qualificados. Isto é, pessoas que tenham interesse nos tipos de produtos vendidos ou serviços oferecidos.

Esse benefício é resultado da melhoria da segmentação dos usuários da empresa. Isso ocorre porque as ferramentas de tráfego pago permitem que o negócio consiga classificar as pessoas de acordo com diversos aspectos, como faixa etária, desejos, localização geográfica, etc.

– Aumenta a autoridade da marca

Quanto mais conteúdos, menções e links o site tiver, os mecanismos de busca irão qualificá-lo como uma referência em seu nicho de mercado. Com isso, além de ter maior destaque no Google, o nome da empresa também ganha mais visibilidade, posicionando-se como autoridade sobre o assunto pesquisado.

Isso contribui para a melhoria da reputação da marca, o que tende a impulsionar as vendas. Assim, quando um consumidor pensar em um produto relacionado à determinada empresa, ela será um dos principais nomes considerados.

– Melhora o ROI

Ao combinar o tráfego orgânico e o pago, é possível aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento) de um negócio. Isso porque essas estratégias atuam de maneira complementar, ou seja, enquanto a primeira produz resultados de médio e longo prazo, a segunda é usada para obter resultados de curto prazo.

Dessa forma, é possível manter um fluxo contínuo de recursos e, assim, garantir um maior equilíbrio no caixa.

– Aumenta as vendas

Uma vez que a gestão de tráfego é aplicada com êxito, as vendas tendem a aumentar cada vez mais. Afinal de contas, uma vez que a marca conquista autoridade e aumenta o fluxo dos seus canais de venda, automaticamente os indicadores do negócio irão subir.

Veja também:

Como escolher os canais para gestão de tráfego?

Atualmente, existem vários canais que podem ser utilizados pelas empresas para gestão de tráfego. Por isso, é importante saber como escolher as melhores opções. Abaixo estão algumas dicas úteis:

  • Conhecer o perfil dos usuários: contribui para o melhor direcionamento das ações e dos conteúdos.
  • Estipular um orçamento: estima qual é o montante de capital que pode ser utilizado para essa finalidade, sem comprometer as demais frentes do negócio.
  • Avaliar a experiência do produto ou serviço no mercado: analisa se eles são disruptivos ou se já são consolidados e fazem parte da rotina das pessoas.

Como fazer gestão de tráfego?

Abaixo estão alguns exemplos voltados para nichos específicos sobre como fazer uma gestão de tráfego eficiente:

– Gestão de tráfego para e-commerce

No caso de um e-commerce, é possível usar plataformas como o Google Ads para exibir anúncios pagos em resultados de pesquisa relevantes para os produtos vendidos ou serviços oferecidos.

Além disso, dá para aproveitar as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para criar anúncios direcionados para o público-alvo da empresa com base em interesses.

– Pizzarias, hamburguerias e restaurantes

Para pizzarias, hamburguerias e restaurantes, é eficaz usar anúncios em redes sociais, como Instagram e Facebook, para mostrar imagens atraentes dos pratos oferecidos.

Além disso, o Google Meu Negócio é uma ferramenta fundamental para os restaurantes locais, já que permite exibir informações importantes, como horário de funcionamento, endereço, avaliações, entre outras coisas.

– Prestadores de serviços: advogados, psicólogos, dentistas, médicos

Para prestadores de serviços, o Google Ads pode ser uma opção viável para exibir anúncios quando as pessoas estão procurando por serviços específicos. Além disso, criar conteúdo de blog informativo e relevante no site pode ajudar a atrair tráfego orgânico e estabelecer a autoridade na área.

O LinkedIn também pode ser útil para conectar-se a outras empresas ou profissionais que possam precisar dos serviços prestados.

Quais as funções de um gestor de tráfego?

Ao pensar em contratar um gestor de tráfego, é importante saber quais são suas principais atividades:

  • Entender quem é o público-alvo da empresa;
  • Fazer estudos de palavras-chave relacionadas ao modelo do negócio;
  • Definir quais são os melhores canais;
  • Planejar, implementar, gerenciar e otimizar campanhas de anúncios em diferentes plataformas digitais;
  • Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas em diversas ferramentas;
  • Distribuir a verba entre os canais de mídia paga;
  • Analisar e acompanhar os resultados das campanhas de mídia, sugerindo melhorias quando necessário;
  • Criar relatórios para mensuração das métricas.

Portanto, contar com o suporte de um gestor de tráfego traz inúmeras vantagens para qualquer empresa. Entre os principais benefícios estão:

  • Redução de custos;
  • Aquisição de novos clientes;
  • Aumento nas vendas;
  • Quebra de barreiras geográficas;
  • Exploração de novos mercados;
    Descoberta de oportunidades.

Tráfego Exato Gestão de Tráfego e Marketing Digital

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Texto criado por Beatriz Fernandes e adaptado por Felipe Rocanelli e Luiz Chrispim