Como inserir sua empresa no Mundo Digital?

O mundo do Marketing Digital tornou-se vital para a maioria dos negócios e empresas, proporcionando um universo expansivo de potencial. Essa razão leva empresas a embarcarem no mundo digital.

Por exemplo, uma Estratégia Digital pode transformar um negócio de várias maneiras e levá-lo adiante para o futuro totalmente digital que está claramente na tendência econômica das empresas.

As informações a seguir facilitarão a transição das empresas para essa nova abordagem.

Você aprenderá mais sobre a natureza de uma Estratégia Digital e entenderá as várias âncoras e ferramentas que você pode usar para tornar essa abordagem mais bem-sucedida para suas necessidades de negócios:

  • O que é uma estratégia digital
  • Entendendo as âncoras para uma abordagem digital
  • A importância de uma estratégia digital
  • Como criar um modelo de negócios digital
  • Ambientes prontos para você iniciar seu mundo digital

O que é uma estratégia digital?

Uma Estratégia Digital (às vezes também chamada de “Digital by Default”) é um termo com um significado bastante autoexplicativo – empresas que se esforçam para se organizar em um ambiente digital.

É essencial notar imediatamente que uma cultura digital não está focada na eliminação de estratégias convencionais, como uma mídia offline.

Por exemplo, livros, registros em papel e muito mais ainda desempenham um papel essencial no mundo dos negócios, especialmente no departamento de vendas.

No entanto, uma Estratégia Digital enfatiza a importância de uma abordagem diversificada e ampla que enfatize os elementos digitais sempre que possível.

De certa forma, a mentalidade digital se concentra em ensinar aos empresários sobre a importância do armazenamento baseado em nuvem, marketing e vendas na Internet e outros conceitos digitais.

Enfatizar esses elementos permite que as empresas se mantenham competitivas e se expandam em uma plataforma em rápido crescimento.

Por exemplo, você sabia que mais da metade de todas as vendas online não são feitas por um computador, mas por meio de um telefone ou tablet?

E um número cada vez maior de negócios e interações comerciais é feito em um ambiente digital, incluindo vendas on-line, comunicação por e-mail e muito mais.

Como resultado, uma abordagem digital por padrão afirma que as informações importantes devem ser armazenadas primeiro em um ambiente digital. Mas antes de abordar essa mentalidade com abandono imprudente, as empresas precisam entender mais sobre como ela opera.

Por exemplo, várias âncoras vitais ajudam a fornecer o suporte que essa abordagem precisa para ter sucesso onde outras como ela falharam no passado.

Entendendo as âncoras para uma abordagem digital

 

As âncoras ajudam a manter uma metodologia digital fundamentada e focada em sua operação.
Sem as três âncoras a seguir, sua estratégia provavelmente falhará. Compreenda completamente cada um desses elementos antes de começar a melhorar suas chances de sucesso neste campo cada vez mais desafiador e competitivo.

Transparência

Seus clientes e colaboradores precisam de transparência perfeita em um mundo digital porque é fácil para pessoas mal-intencionadas e outros descontentes se esconderem nesse ambiente.
Por exemplo, você precisará de muitas proteções de segurança e uma plataforma de negociação aberta que compartilhe informações da forma mais transparente possível.
Tão importante quanto isso, você precisa de plataformas de comunicação abertas para seus clientes e colaboradores.
Isso inclui endereços de e-mail claros, formulários de contato protegidos por vários métodos de segurança e uma política operacional aberta e honesta que fornece níveis máximos de transparência.
Hoje, diversas plataformas oferecem essa segurança de forma gratuita e em alguns casos por um baixo custo.

Personalização

Nesse contexto, a personalização consiste em encontrar maneiras de tornar seu ambiente digital pessoal para cada indivíduo que interage com ele.
Por exemplo, o uso de várias ferramentas de mapeamento geográfico pode ajudá-lo a lançar seu site e marketing diretamente para pessoas em uma área específica.
A personalização também se refere a ajustar seu ambiente digital para muitos grupos possíveis. Seu site deve ser compatível não apenas com navegadores de internet baseados em computador, mas também deve funcionar com sistemas operacionais baseados em telefones Android e Apple.
Interação humana
Uma Estratégia Digital não tem sentido se não se ancorar na interação humana.
Por exemplo, seu site precisa ser atraente, fácil de ler e navegar e deve possuir informações benéficas. De certa forma, seus elementos digitais precisam gerar uma conexão humana mais robusta o tempo todo.
Sem essa abordagem humanista, é fácil para um ambiente digital parecer frio ou desconectado.
Esforce-se para aumentar os níveis de interação humana e você descobrirá que sua abordagem digital traz enormes dividendos e faz com que você se sinta ainda mais conectado aos seus clientes.

Interação humana

Uma Estratégia Digital não tem sentido se não se ancorar na interação humana.
Por exemplo, seu site precisa ser atraente, fácil de ler e navegar e deve possuir informações benéficas. De certa forma, seus elementos digitais precisam gerar uma conexão humana mais robusta o tempo todo.
Sem essa abordagem humanista, é fácil para um ambiente digital parecer frio ou desconectado.
Esforce-se para aumentar os níveis de interação humana e você descobrirá que sua abordagem digital traz enormes dividendos e faz com que você se sinta ainda mais conectado aos seus clientes.

 

A importância de uma estratégia digital

A abordagem digital está rapidamente se tornando padrão em muitos ambientes de negócios devido às formas como transforma a operação.
Sem uma Estratégia Digital bem definida e assertiva, é provável que você fique para trás de seus concorrentes em um mundo cada vez mais informatizado.
Atualmente, grande parte das empresas de sucesso localizadas no Estados Unidos utiliza o Growth Hacking como caminho de aceleração do crescimento nesse ambiente digital. As maiores startups do mundo utilizam essa metodologia e alcançam o sucesso rapidamente e por isso desenvolvemos um tópico sobre Growth Hacking. Além de proporcionar esse crescimento, o Growth tem como estratégia:

Estratégia Digital

Marca aprimorada

Uma verdadeira Estratégia Digital transformará suas possibilidades de branding, abrindo você para uma gama mais ampla de usuários em potencial.

Maior Alcance Operacional

Se você está tentando expandir sua operação para novas áreas geograficamente, as abordagens digitais ajudam a alcançar mais compradores em potencial.

Acesso a dados aprimorado

Uma estratégia Digital ajuda a tornar suas informações mais facilmente acessíveis a uma gama mais ampla de seus colaboradores e clientes.

Marketing em alta escala

A força de uma estratégia dentro de um ambiente digital, como Instagram, Facebook, Google e TikTok ajuda você a atingir um número alto de potenciais clientes de maneira rápida e proliferada.

Habilidades Competitivas Fortalecidas

A utilização dessa abordagem permite que você se mantenha competitivo com as empresas em seu campo e evite se perder na confusão.

Simplificando, uma Estratégia Digital cria negócios mais substanciais e eficientes que se mantêm atualizados com as últimas tendências do mercado .
Ao utilizar esse processo, você dá a si mesmo e à sua empresa a melhor chance de alcançar os líderes do setor – e até mesmo se tornar um líder do setor.

Como criar um modelo de negócios digital

 

Se você está interessado em uma Estratégia Digital para o seu negócio, é fundamental entender alguns passos básicos que facilitarão essa mudança.
Os conceitos abaixo ajudarão a tornar mais fácil para você produzir o modelo operativo que sua empresa precisa para se destacar digitalmente.


1. Construa uma história de marca


Todo o seu conteúdo digital deve servir para enfatizar a história da sua marca como um negócio, com um gancho para a venda de seu produto ou serviço.
Lembre-se: uma Estratégia Digital pode aprimorar sua marca online e fazer você se destacar de seus concorrentes.
Anote a história que deseja contar, incluindo detalhes que façam sentido para você, e use essas informações para conduzir todo o seu conteúdo e etapas de transformação digital e futuramente para o Growth Hacking.


2. Defina metas


A transição para um método digital exige que você defina as metas que deseja alcançar com esse processo.
Você pode querer aumentar suas vendas online em 100% ou mais, criar armazenamento recorrente e redundante para proteger seus dados ou melhorar a segurança das informações do cliente.
Quaisquer que sejam as etapas que você deseja tomar, certifique-se de enfatizá-las durante a transição. E o mais importante: monitore-as e corrija-as!


3. Defina o Perfil de Cliente Ideal


A presença digital da sua empresa é quase sempre aprimorada pelo seu ICP (Ideal Customer Profile) ou Perfil de Cliente Ideal que representam quem você quer atingir.
Esse tipo de abordagem permite você definir de maneira mais clara o seu cliente, identificando necessidades, comportamentos, rotinas e com isso desenvolvendo uma estratégia mais assertiva e com um menor custo de aquisição e investimento.

4. Crie um Mapa de Jornada


A transformação digital é uma jornada que muitas vezes requer um mapa literal para torná-la mais fácil.
Seu mapa de jornada deve incluir as etapas que você deseja utilizar durante sua viagem, informações sobre seu progresso à medida que a faz e avaliações de seu progresso geral.
Usar esse tipo de abordagem ajuda a tornar sua tentativa de digitalização abrangente muito mais fácil de alcançar.

5. Desenvolva uma estratégia de conteúdo


Toda a sua estratégia Digital deve se concentrar em conteúdo de alta qualidade que ajude a conectar você e seus clientes.
Certifique-se de criar uma estratégia que faça sentido para suas necessidades, como atualizações regulares em seu blog e páginas. A integração desses elementos ajuda a tornar seu ambiente mais atualizado e aprimora consistentemente sua presença digital.

6. Crie um calendário editorial


Ao criar conteúdo digital para seu site, blog ou plataforma de vendas, você precisa publicar novas peças de forma consistente.
Como resultado, um bom calendário editorial é uma excelente opção para muitos negócios. Esses calendários fornecem a programação necessária para atender às suas necessidades de conteúdo, permitindo a transição para um ambiente digital com mais facilidade.


7. Defina seus KPIs e suas metas


KPIs significa “Key Performance Indicators ” ou Indicadores Chaves de Performance e referem-se a uma série de fatores fáceis de medir que você pode usar para avaliar o sucesso de sua empresa.
Quando se trata de uma inserção Digital, você precisa criar KPIs que meçam sua transição para esse ambiente, como a quantidade de dados que você armazenou, o número de transações que você obtém online e o custo geral desse procedimento de implementação. No mundo de hoje, o dado coletado vale ouro. Será através dele que você conseguirá aprimorar cada vez mais a sua empresa.

Ambientes prontos para você iniciar seu mundo digital

Atualmente o mercado oferece diversas opções para você começar a vender no mundo digital sem a necessidade de desenvolver o seu próprio ambiente. Além disso, você consegue de maneira ágil e segura a se envolver no mundo online.

Ambiente Digital

Marketplace

Os Marketplaces são ótimas opções para sua distribuição e venda. Eles são plataformas online que reúnem diversos fornecedores em um mesmo ambiente fazendo com que seu cliente tenha uma gama diversa de produtos e segmentos. Muitos os apelidam de o “Shopping do Futuro” pois reúne diversas opções em um mesmo lugar, desde ferramentas à alimentação.

Em geral, eles cobram uma taxa de hospedagem e royalties relativo a seu faturamento e oferecem a divulgação e muitos o serviço de logísticas. Hoje no Brasil os mais utilizados são a Shopee, Americanas, Amazon e Mercado Livre.

Instagram e Facebook

Ambas as redes sociais fazem parte do grupo Meta e são ótimas opções para a venda de produtos destinados ao consumo comum, como roupas, alimentação, joias e entre outros. Dentro dessas redes, existe a opção de você montar sua loja de forma gratuita a fim de começar a vender por meios de seus anúncios. São grandes ferramentas para atingir o público de forma rápida e massiva, pois possui um sistema de disparo e impressões de grande impacto.
A própria rede lhe oferece insights para turbinar as suas publicações e atingir melhor o seu público, mas ainda assim é uma estratégia vaga pois a rede não conhece suas metas e objetivos de empresa. Por isso, recomendamos que desenvolva sua estratégia e metas própria ao invés de depender somente desses insights oferecidos. O Growth Hacking utiliza muito o Instagram e Facebook de maneira a gerar rápido faturamento e crescimento.
Desenvolvemos um tutorial de como criar sua loja no Instagram, confira!

Google

A maior rede de pesquisa do mundo oferece uma ferramenta chamada Google meu negócio. Ela facilita que uma empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps: ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.

Hoje, o Google conta com ferramentas de anúncios e displays que direcionam o cliente diretamente ao seu negócio. De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.

Se você é, portanto, um empreendedor local, pense nessa situação: um cliente está a alguns minutos da sua loja – por exemplo, um restaurante – e procura um lugar para almoçar. Se ele digitar “restaurante” no Google, você será encontrado?

O Google Meu Negócio certamente ajudará sua empresa a ser encontrada. Muitos negócios locais nem se imaginam fazendo Inbound Marketing por pensarem que a metodologia é incompatível com a realidade em que vivem, mas isso não é verdade.

Por isso é importantíssimo você estar posicionado no Google e ferramenta acima explicada é essencial para isso.

Confira nosso artigo de SEO para posicionar a sua empresa no Google!

– Texto traduzido e adaptado por Felipe Rocanelli e Luiz Chrispim