O Instagram Shopping está rapidamente se tornando a maneira preferida dos consumidores, não apenas para aprender sobre novas marcas e produtos no Instagram, mas também para comprá-los em apenas algumas etapas simples. Os comerciantes precisam embarcar no trem de vendas e saber como vender no Instagram.
De fato, 90% dos usuários do Instagram seguem uma conta comercial, tornando a expansão do Instagram Shopping mais eficaz do que nunca como uma forma de os comerciantes marcar produtos em suas postagens, abrir uma loja online e simplificar toda a jornada do cliente, desde a descoberta até o consumo.
Aprenda a configurar o Instagram Shopping passo a passo e comece a vender produtos nas redes sociais neste guia para iniciantes.
Guia de Como vender no Instagram:
- Configure o Instagram Shopping de forma nativa
- Configurar um catálogo de produtos
- Dicas para vender seus produtos no Instagram
- Como você está usando o Instagram para vender produtos?
Como configurar o Instagram Shopping de forma nativa
Primeiro de tudo: para poder vender seus produtos no Instagram, certifique-se de:
- Sua conta pessoal é convertida em uma conta comercial do Instagram
- Sua empresa vende produtos físicos em conformidade com as políticas de comércio do Instagram
- Seu perfil comercial do Instagram está associado a um catálogo do Facebook no Gerenciador de Negócios (consulte o guia passo a passo do Instagram sobre como criar seu catálogo do Facebook com seu perfil comercial do Instagram.)
Depois de cuidar dos detalhes passo a passo acima, você deve estar pronto para começar a vender seus produtos físicos no Instagram.
Abra seu aplicativo Instagram e vá para o seu perfil. Toque para abrir o menu no canto superior direito e toque em Configurações. Selecione Empresa e toque no link Configurar uma Loja .
Configurar um catálogo de produtos
Para vender produtos pelo Instagram, você precisará conectar sua conta do Instagram a um catálogo. Comece fazendo login no seu Gerenciador de Negócios do Facebook que permite configurar uma Loja do Facebook.
Uma vez no Gerenciador de Comércio, clique em + Adicionar catálogo.
Em seguida, você precisará fazer o upload do seu inventário. Se você estiver vendendo uma pequena quantidade de produtos, poderá carregar manualmente as informações do produto em seu catálogo. Ou você pode conectar uma Plataforma de Parceiros como Shopify, BigCommerce, Magento ou WooCommerce para importar seus itens automaticamente.
Se você optar por fazer upload de produtos manualmente, aqui estão as informações do produto que você precisará incluir:
- Imagens de 500 x 500 pixels
- Descrição do produto
- Um link para a página de destino do seu produto
- Preço
- Um número de SKU (Quantidade em Estoque)
Como vender produtos no Instagram
- Usar etiquetas (tags) de produtos
- Executar anúncios no Instagram
- Consultar empresas de Tráfego
- Faça parcerias com influenciadores
- Use a transmissão de compras ao vivo
- Publicar no Reels
- Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário
- Use as hashtags certas
- Use vídeo para mostrar seu produto
- Automatize o suporte ao cliente
Antes de mergulharmos em exemplos específicos de como as principais marcas usam o Instagram Shopping, vamos descrever rapidamente as quatro principais ferramentas que você pode usar juntas para impulsionar as vendas orgânicas do Instagram:
Postagens compráveis. Em poucas palavras, as publicações compráveis permitem que você adicione tags de produtos ao seu conteúdo para que as pessoas possam comprar diretamente deles. As tags de produtos no Instagram são semelhantes a marcar outros usuários em suas postagens, exceto que você está marcando seus produtos. Isso permite que os compradores cliquem em suas tags e comprem rapidamente seu catálogo de produtos.
Adesivos de produtos nos Stories. Com os adesivos de produtos, as marcas de comércio eletrônico podem marcar produtos específicos nos Stories, assim como você pode fazer com as tags de produto padrão nas postagens.
A guia “Loja” no seu perfil. A guia Loja é onde os visitantes do seu perfil podem encontrar todos os produtos que você marcou em suas postagens do Instagram, incluindo o conteúdo que os apresenta.
Coleções. As coleções de produtos permitem que você personalize sua loja com um ponto de vista editorial, selecionando produtos em temas para ajudar a contar a história da sua marca.
Verificação do Instagram. Quando você ativa o checkout do Instagram, as pessoas podem comprar diretamente do Live Shopping, lançamentos de produtos e Shopping para Criadores. O Shop Pay será exibido automaticamente para o cliente, fornecendo uma maneira mais rápida e fácil de fazer o check-out.
1. Use etiquetas de produtos
O caminho da descoberta à compra não é linear no Instagram. À medida que seus clientes descobrem seus produtos pelo Instagram, as tags de produtos permitem que seus clientes façam uma compra diretamente no aplicativo ou saibam mais sobre o produto por meio do site no momento da descoberta.
Quando alguém marca um produto em sua postagem, os proprietários de empresas recebem uma notificação. Você pode visualizar todo o conteúdo marcado em seu perfil e controlar quem marca produtos gerenciando as preferências de marcações de produtos em suas configurações.
O Instagram diz que 1,6 milhão de pessoas marcam pelo menos uma marca a cada semana na plataforma de mídia social. O uso de tags de produtos pode ajudar a expandir o reconhecimento do produto e atrair clientes em potencial para seus produtos.
2. Execute anúncios do Instagram
O Instagram agora é um lugar onde as pessoas vão fazer compras. A pesquisa do Instagram mostra que 84% das pessoas querem descobrir novos produtos na plataforma. Com vendas de dispositivos móveis projetadas para atingir US$ 552,28 bilhões até o final de 2024 nos EUA, o Instagram lançou anúncios de compra para capitalizar a tendência do comércio móvel.
Os anúncios compráveis do Instagram são seu anúncio padrão do Instagram, mas com tags de produtos. Quando alguém está interessado em seu produto que foi promovido, ele pode ir diretamente para uma página de detalhes do produto para saber mais.
Esses anúncios são exibidos no feed ou no Explorer usando formatos de imagem única, carrossel ou vídeo do seu catálogo de produtos. Eles funcionam como anúncios normais do Instagram: você os cria no Gerenciador de Anúncios e pode ser exibido para um público personalizado ou público semelhante para encontrar novos clientes em potencial.
3. Faça parceria com influenciadores
É seguro dizer que o marketing de influenciadores pode ajudá-lo a vender no Instagram. Os influenciadores do Instagram são pessoas que construíram uma reputação – e uma indústria de US$ 5,8 bilhões – em torno de um determinado nicho na plataforma. Eles trabalham como embaixadores da marca para sua empresa, compartilhando seus produtos com o público-alvo em troca de dinheiro, produtos gratuitos ou exposição.
Os influenciadores podem impactar os hábitos de compra por causa de sua autoridade em um determinado setor.
O Pensamento Padrão é que os influenciadores são extremamente caros, como se todas as marcas estivessem pagando a Kim Kardashian US $ 1 milhão para promover seus produtos. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade.
Nano-influenciadores e micro-influenciadores tendem a obter taxas de engajamento mais altas. Meus melhores influenciadores são pessoas genuinamente interessadas no produto e ansiosas para compartilhá-lo com seus seguidores. – Rhiannon Taylor, fundador da RT1home
Com o surgimento de nanoinfluenciadores (contas com menos de 5.000 seguidores) e microinfluenciadores (entre 5.000 e 20.000 seguidores), marcas menores agora podem trabalhar com influenciadores por um preço razoável e fazer mais vendas no Instagram.
4. Use streaming de compras ao vivo
Quando você tiver uma loja no Instagram e um catálogo de produtos configurados, poderá iniciar um fluxo de compras ao vivo no Instagram. O Live Shopping permite que marcas e criadores vendam produtos por meio de uma transmissão ao vivo. Pense nisso como uma rede de compras de TV, mas com mais interação e no seu telefone. O Live Shopping permite que você exiba produtos, interaja com fãs e faça parcerias com outras marcas e criadores.
Como vendedor, você pode marcar um produto do seu catálogo para aparecer na parte inferior da tela durante uma transmissão ao vivo. Os compradores só precisam clicar no botão Adicionar à sacola e fazer o check-out.
5. Publicar no Reels
Os Reels permitem que sua empresa crie e publique vídeos de até 60 segundos. É fácil ser criativo com texto fácil de usar, filtros AR e áudio para contar a história da sua marca. Os Reels também podem aparecer na página Explorar, onde qualquer pessoa no Instagram pode vê-los.
A parte mais legal? Você pode marcar produtos em seus Reels para que, quando alguém visualizar, possa acessar facilmente os produtos ou coleções mencionados nele.
6. Selecione o conteúdo gerado pelo usuário
Se as pessoas estão comprando e gostando do seu produto, é provável que estejam postando sobre ele nas redes sociais. O conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima maneira de preencher seu feed do Instagram com conteúdo de qualidade e ainda aproveitar os vários recursos do Instagram Shopping.
Um dos meus exemplos favoritos de conteúdo gerado pelo usuário bem-feito é o Inkbox Tattoos. Com mais de um milhão e meio de seguidores no Instagram.
Agora, com a adição da guia Loja ao Explorar, o algoritmo do Instagram seleciona os itens nos quais acredita que os usuários estarão interessados. Veja como é:
A marca DTC Vuori também começou a testar o Instagram Shopping em 2020. Nikki Sakelliou, vice-presidente de marca da empresa, relatou estar hesitante no início em marcar postagens em seu feed. A marca publica muito conteúdo gerado pelo usuário para mostrar seus produtos em pessoas reais e manter seu feed autêntico. Aproximadamente metade das postagens de Vuori agora são compráveis e destacam um produto por vez.
Muitas marcas passaram a ver o marketing de mídia social como a porta de entrada que permite que elas se conectem autenticamente com os membros do público um a um. Com o conteúdo gerado pelo usuário, as marcas oferecem aos usuários a oportunidade de contar histórias reais e muitas vezes relacionáveis, algo que é difícil de alcançar com o conteúdo tradicional gerado pela marca.
7. Use as hashtags certas
As hashtags do Instagram são uma maneira de aumentar o reconhecimento da marca e conectar seu conteúdo a um tópico ou conversa específica. As hashtags tornam seu conteúdo de compra visível no Instagram e o ajudam a alcançar mais pessoas. Quando você publica uma postagem de compra com uma hashtag, ela aparece no feed com um ícone de sacola de compras. Isso informa aos navegadores que um item em sua postagem está disponível para compra.
Se você já tem uma boa ideia de hashtags que funcionam bem para sua marca, considere usá-las em suas publicações compráveis. Você pode ser amplo com uma hashtag como #style ou #fashion, ou ser um pouco mais específico (ou seja, #earringsaddict) e se conectar com um público mais direcionado.
8. Use o vídeo para mostrar seu produto
Você sabia que, depois de assistir a um vídeo, 64% dos usuários de mídia social são mais propensos a comprar um produto online? O vídeo deve ser parte integrante da sua estratégia de marketing do Instagram.
O Letterfolk, por exemplo, faz um ótimo trabalho ao usar vídeo em seus Stories. De demonstrações de produtos a perguntas e respostas ao vivo, a equipe do Letterfolk sabe exatamente como aproveitar esse formato atraente.
O melhor conteúdo de vídeo conta histórias que se conectam profundamente com o espectador. Quanto melhor você contar histórias sobre sua marca ou produto, maior a probabilidade de seus espectadores entenderem o que sua empresa está oferecendo e o que ela pode fazer por eles. E, por sua vez, maior a probabilidade deles comprarem.
O melhor de tudo é que você pode adicionar adesivos de produtos aos seus Stories de vídeo para impulsionar as vendas e até apresentá-los permanentemente em seus Destaques para exibi-los aos novos visitantes do perfil.
As práticas recomendadas para conteúdo de vídeo incluem:
- Curta duração. Se você estiver criando um anúncio em vídeo, faça-o entre seis e 15 segundos.
- Design para Sound Off, caso alguém esteja assistindo sem som.
- Enquadre sua história. Use vídeos verticais (4:5, 2:3 e 9:16) e quadrados para formatar para celular.
9. Automatize o suporte ao cliente por meio de DMs
Com mais de um bilhão de usuários e crescendo, não é surpresa que o Instagram possa ajudá-lo a alcançar novos clientes. Os recursos do Instagram Shopping oferecem aos criadores e varejistas a capacidade de gerenciar todo um funil de vendas diretamente no aplicativo.
O aumento das interações de vendas por meio da plataforma significa que mais solicitações de suporte ao cliente chegam por meio de seus DMs (Direct Message). O fluxo de mensagens pode ser esmagador para qualquer proprietário de conta ou equipe de suporte. Felizmente, existem ferramentas de automação como o ManyChat que podem ajudá-lo a fornecer respostas rápidas aos clientes e vender mais online.
Por exemplo, você pode automatizar respostas a perguntas comuns usando recursos como palavras-chave ou respostas rápidas no construtor de fluxo do ManyChat. Isso ajuda:
- Resolver os problemas dos clientes rapidamente
- Atribuir mensagens a diferentes membros da equipe de suporte
- Ver conversas anteriores com clientes e tomar medidas corretivas
- Respostas automáticas
- Converta mais compradores pelas lojas do Instagram
Como você está usando o Instagram para vender seus produtos?
O Instagram Shopping é apenas o começo para empreendedores que desejam aumentar as vendas no aplicativo Instagram. Existem muito mais plataformas e estratégias para você vender produtos nas redes sociais.
À medida que mais consumidores se acostumam com essa nova e empolgante fronteira de compras, cabe à sua marca entregar seus produtos onde os novos clientes passam a maior parte do tempo: mídias sociais.